No/Low Poo para pele??? Receitinhas para pele oleosa!!

 Por Glenda Rocha

     No post de hoje sairemos do assunto “cabelos”, mas não deixaremos de falar sobre No/Low Poo. Vocês sabiam que a técnica pode ser aplicada na pele também? Isso mesmo, tem o No/Low Poo para pele. Basicamente consiste em evitar as mesmas substâncias que já não utilizamos nos fios: sulfatos e derivados de petróleo.

     Vou contar um pouco sobre a minha experiência. Tenho a pele bem oleosa e, desde que passei a aplicar os mesmos cuidados que aplico no meu cabelo, melhorou 90%. Mas é importante ressaltar que o tipo de pele não muda. Apenas aprendemos a cuidar melhor e reduzir seus problemas. Portanto, os cuidados auxiliam na melhora. A minha rotina é bem simples. Vamos lá que vou explicá-la para vocês!!!

Assim que acordo sempre lavo o rosto com o sabonete Johnson glicerinado, aquele mesmo, sem sulfato, que muitas meninas usam para lavar os cabelos. Lavo sempre em água fria, pois ajuda a fechar os poros dilatados. Posteriormente, uso o protetor solar. Não vou mentir: tenho um pouco de gastura do protetor no rosto, mesmo ele sendo específico para o meu tipo de pele. Se vou ficar em casa, sem me expor ao sol, não o uso. Mas se for sair não tem jeito. (Uma dica é importante nessa etapa: precisamos incorporar o hábito de sempre estarmos com a pele protegida. Quando somos adolescentes não vemos muito propósito nisso, mas com o passar dos anos agradeceremos a prevenção metódica…rssss).

Sabonete-Johnson´s-Baby-Glicerinado-com-mel-90gr

     Ao longo do dia, se sentirem a pele oleosa demais, uma boa dica é usar chá bem concentrado para acalmar essa oleosidade. Pode ser chá de hortelã, de camomila ou de alecrim e, de preferência, gelado. Um bom substituto para ele pode ser o soro fisiológico ou ainda uma mistura meio a meio de água e vinagre de maçã. Essa última opção ajuda ainda a clarear manchas. Mas não exponham a pele ao sol com essas misturas no rosto ou, se não tiverem como evitar, utilizem o filtro solar para que não ocorra o agravamento do problema ou até o aparecimento de espinhas. Também podem enxaguar essas receitinhas após 5 minutos de uso. Essas soluções que falei até agora servem para tonificar, limpar a pele e ainda são adstringentes.

     Uma ou duas vezes por semana também utilizo a argila verde (facilmente encontrada em loja de produtos naturais). Pego uma colherzinha de chá, coloco um pouco de água mineral e misturo até virar uma pastinha. Passo no rosto e aguardo de 20 a 30 minutos e enxaguo apenas com água. Pode-se substituir a água por um chá, por vinagre ou por soro fisiológico. A argila verde ajuda a renovar a pele, seca as espinhas e ajuda a reduzir as manchas. Além, é claro, de diminuir muito a oleosidade da pele. Ao utilizarmos essa receita é normal que o rosto fique vermelho por um tempo porque ela estimula a circulação.

     Além desses cuidados que já relacionei acima, uma vez por semana faço uma esfoliação utilizando a borra do café misturada com um pouco de sabonete líquido – pode ser com algum óleo vegetal também. Com o sabonete líquido a espalhabilidade é melhor, então prefiro essa opção. Com a pele úmida, vou fazendo movimentos circulares e suaves no rosto e no corpo e depois retiro normalmente com água. Se você se incomoda com cheiro de café é só utilizar um sabonete para perfumar. O resultado é uma pele extremamente macia e renovada. Essa esfoliação ajuda a tirar as manchas, a diminuir a oleosidade, melhora a circulação da pele, e no meu corpo reduziu medidas. Isso mesmo, com a esfoliação semanal, fazendo constantemente, notei uma diminuição de medidas, principalmente na barriga. Mas é bom lembrar que não é milagre. Talvez esteja mais ligada à massagem que faço na hora da esfoliação do que propriamente ao que uso. Lembrando também que café – em cápsulas – é um excelente termogênico e muito utilizado por quem faz atividades físicas, pois garante energia e acelera a queima calórica. Mas essa finalidade do café não é o assunto desse post. rsss

Capa Low Pele

     À noite, antes de dormir, o processo é o mesmo do de manhã: lavo o rosto com o sabonete Johnsons, porém o que muda é que passo uma gotinha de óleo vegetal no rosto todo. O mais indicado para combater a oleosidade e secar espinhas é o óleo de rícino, mas as vezes utilizo o óleo de coco. Uma gotinha só para espalhar pelo rosto inteiro. Não é para se lambuzar. Pode parecer estranho indicar o uso de óleo, já que minha pele é oleosa, não é mesmo? A questão é que óleo combate óleo. Se só tirarem a oleosidade do rosto e não repuserem sua hidratação, a pele entenderá que está sofrendo uma agressão e produzirá mais óleo para protegê-la. Acreditem, ao usar o óleo antes de dormir sua pele vai amanhecer seca e quase sem brilho. Façam o teste!! Se estiverem com alguma espinha querendo dar as caras, passe o óleo de rícino no local e aguarde, pois ela vai secar em dois dias. (nos contem depois a experiência).  (Apenas uma ressalta na utilização de óleos vegetais no rosto: evitem o óleo de coco e o óleo de gérmen de trigo. Eles são comedogênicos, podem obstruir os poros e causar acnes. Se quiserem testar, apenas fiquem atentas a qualquer mudança, ok?)

     Só gostaria de deixar mais uma dica para quem sofre com oleosidade extrema e muitas espinhas. Já utilizei e posso dizer que dá muito certo. É a máscara de mel com canela. Utiliza-se uma colher de sopa de mel e uma colher de café de canela. Passem pelo rosto e aguardem entre 20 e 30 minutos. Enxaguem com bastante água e evite se expor ao sol. Caso seja necessário, usem protetor solar. Essa máscara, ajuda a combater as espinhas, a diminuir a oleosidade excessiva e as manchas. Também renova a pele e dá uma leve esfoliada por causa da canela.

Obs: Façam um teste de alergia antes de utilizar a canela. Ela pode ser perigosa e causar vermelhidão, coceira e até queimaduras em quem é intolerante. Esfreguem um pouco de canela diluída com um pouco de água, como se fosse uma pastinha, atrás da orelha e deixem por uns 10 minutos. Retirem e aguarde 48 horas. Se não der nenhuma reação, ok, podem utilizar sem medo – no máximo, uma vez por semana.

     Bom, meninas por hoje é só. Espero que tenham gostado das dicas e as coloquem em prática para obter uma pele mais saudável e bonita.

Share

16 comentários em “No/Low Poo para pele??? Receitinhas para pele oleosa!!

  • 30/05/2015 em 3:31 am
    Permalink

    Depois que descobri toda essa cultura no/low poo para os cabelos fiquei me perguntando mesmo se existiam métodos mais naturais de se cuidar da pele, principalmente de se limpar o rosto pois os sabonetes do mercado “próprios pra isso” sempre agrediram minha pele, eu até parei de usá-los e mantenho a limpeza com um sabonete em espuma da life buy que é bem gentil com a minha pele e não tem sulfato, mas as dicas que você deu aqui valem ouro, menina! Muito obrigada por compartilhá-las! Cada vez dependeremos menos desses produtos caros e da indústria farmacêutica.
    Um beijão!

    • 30/05/2015 em 3:44 am
      Permalink

      Obrigada pelo carinho! Temos que pensar sempre na qualidade do que usamos e seguir um consumo mais consciente. Bjs!

  • 31/05/2015 em 10:13 pm
    Permalink

    É incrivel como há poucos dias atrás já estava começando um low poo para a pele e então descubro este post que era tudo o que eu precisava, pois não estava sabendo como proceder! Eu estava lavando o rosto pela manhã com bicarbonato, algo que eu já fazia para clarear a pele e retirar as células mortas. Em seguida aplicava vinagre de maçã com um algodão. Depois aplicava azeite de oliva ao redor dos olhos e nos lábios, pois estes estavam ressecando bastante. Como descrencei com a quantidade de cravos que tenho, desisti. Mas agora vou voltar com tudo e depois te conto o resultado! ^^

    • 31/05/2015 em 10:29 pm
      Permalink

      Conte pra gente depois se sentiu melhoras na pele!!! bjs.

  • 11/06/2015 em 3:51 pm
    Permalink

    Uso óleo de melaleuca e argilas preta, verde, branca e amarela!

    • 11/06/2015 em 4:50 pm
      Permalink

      Que legal!!! Estou querendo utilizar mais argilas também. São soluções baratas e eficientes para pele!!! bjs.

  • 24/12/2015 em 6:34 pm
    Permalink

    Adorei! Gostaria de saber se vc tem alguma dica natural para amenizar olheiras. Hoje uso um serum da vita derm, mas, além do preço e embalagem plástica (estou tentando reduzir minha produçao de residuos rs), criei um certo receio de usa-lo pq nao tem os componentes da fórmula indicados na embalagem. Wtf, acaba que tava usando algo que nem sei o que tem no meio! Mas preciso continuar tratando as olheiras, entao vc teria alguma dica?

    • 24/12/2015 em 7:04 pm
      Permalink

      Olá Juliana, estou pesquisando produtos naturais para as olheiras porque estou sofrendo do mesmo mal. Assim que tiver novidades que funcionem realmente contarei tudo aqui no blog (Não sigo fielmente o low para pele, mas acho interessante utilizar produtos liberados ao menos). Mas, por enquanto, vou disfarçando o problema com maquiagem. Bjs

  • 09/02/2016 em 6:41 am
    Permalink

    Dizem que o óleo de rícino estimula o crescimento de pêlos, você percebeu isso na sua pele? Aumento/escurecimento dos pêlos.
    Obrigada (:

    • 09/02/2016 em 1:51 pm
      Permalink

      Olá Giovanna, nunca usei o óleo de rícino para essa finalidade, mas ele ajuda no crescimento das sobrancelhas e cílios também. Não espere milagres, mas acho que vale experimentar. Bjs.

  • 16/07/2016 em 4:07 am
    Permalink

    Estou impressionada com tantas dicas. Vou seguir todas e mando fotos com os resultados. Por favor me passe um email para onde eu possa enviar minhas experiências. Um xero, como falamos aqui em Alagoas!!!

  • 25/07/2016 em 9:09 pm
    Permalink

    Amei suas dicas.
    Qual protetor solar vc usa?

    • 26/07/2016 em 3:18 pm
      Permalink

      Obrigada, Michelly. Uso o Protetor Facial Solar Expertise Toque Seco FPS 30, da L’Oreal. Bjs. Mas estou pensando em mudar. Quando achar algum outro bacana mostrarei para vocês. Bjs.

  • 29/11/2016 em 11:41 pm
    Permalink

    Comprei aquela mascara preta que tiras os cravos por apenas 4,99, não sei como tem pessoas que pagam caro….. é só pesquisar!
    Eu gostei do resultado, minha pele ficou limpinha…to deixando o link da loja, só não sei até quando vai a promoção

    • 01/12/2016 em 4:36 pm
      Permalink

      Olá Patrícia, comprei essa máscara também e estou testando. Mas até agora não vi os melhores resultados. Vamos ver se mudo minha impressão sobre ela. Para comprar, aqui no RJ por exemplo, é só procurarem em lojinhas de produtos da china ou de bijouterias. Bjs.

Os comentários estão desativados.

error: Content is protected !!