Cronograma Capilar

black-power

Em meu primeiro post falei sobre a história do meu cabelo. Agora, quero falar sobre a principal “ferramenta” que me fez conseguir não perder o foco e o objetivo: o cronograma capilar!!!

Já li diversos relatos. Desde pessoas que dizem não terem tempo para cuidar dos cabelos até as que considerem esses cuidados desnecessários e exagerados. Tenho que discordar. Mas vou começar por partes.

O que seria cronograma capilar?

Nada mais é do que uma rotina de cuidados capilares para restaurar ou manter a saúde dos fios. São separados em 3 etapas: hidratação; nutrição e umectação; e reconstrução. Na tabela a seguir é possível visualizar como organizar esses cuidados.

cronograma-capilar

Cada etapa tem sua função e é crucial para conseguir resultados:

Hidratação (H) – Tem a função de repor água, além de garantir o brilho e o movimento do cabelo;

Nutrição (N) – Tem a função de doar nutrientes que dão emoliencia aos fios;

Umectação (U) – Faz parte da etapa de nutrição, mas a diferenciamos porque, ao contrário da nutrição que usa máscaras que contenham óleos e manteigas, na U utilizamos esses mesmos componentes no cabelo só que puros. Sim, utilizamos óleos e manteigas vegetais.

Reconstrução (R) – Tem a função de repor elementos da fibra capilar. A R “tampa” os buracos da nossa fibra capilar, ajudando assim na queda, na força e na manutenção de um cabelo encorpado.

tabela-componentes

Talvez muitas pessoas já conheçam todas essas funções e etapas, mas a mensagem principal que quero deixar são os motivos para se adotar essa rotina e sua importância na transição.

Esse conceito de cuidados capilares – que não seja a química transformadora (relaxamento, progressiva, etc.) – é algo, relativamente, recente. Adotar um cronograma capilar, mesmo que adaptado a sua rotina, é crucial para que o cabelo se desenvolva com saúde durante esse processo de volta ao natural. Isso não exclui quem não está deixando os alisamentos. Essas pessoas também podem e devem seguir esse “ritual”, pois ajuda a reduzir a necessidade de retoques.

É preciso entender que o cabelo natural que está nascendo ficará fragilizado se não obtiver os cuidados necessários, já que até o big chop (“grande corte”, onde é retirada toda a química do cabelo) podem se passar alguns meses ou até anos.

Em um primeiro momento, seguir todas as etapas descritas acima nos recondiciona a manter uma rotina. E é essa rotina que dará resultados. Com o passar do tempo é normal que a pessoa consiga identificar qual a necessidade do próprio cabelo. Mas até lá sempre indico que mantenham as H, N/U e R constantes.

Para quem não tem tempo meu conselho é muito simples: as lojas de cosméticos e farmácias possuem diversas máscaras e ampolas de ação rápida. Se durante a semana o tempo é curto, não abram mão dessas alternativas. Podem ser usadas no banho matinal ou à noite quando chegarem em casa. As umectações noturnas também podem ser de grande valor.

Então vamos partir para ação e cuidar dos nossos amados fios?

Share
error: Content is protected !!